quinta-feira, junho 14, 2007

Higiene Oral

HIGIENE ORAL
TEATRO
UMA BOQUINHA DOENTE

PROFESSORAS ESTAGIÁRIAS DO 4º A

"No âmbito do decorrer da prática pedagógica, deparámo-nos com uma situação bastante problemática. Verificámos que as crianças pertencentes a esta faixa etária eram um pouco negligentes no que respeita à higiene oral.
Este facto sensibilizou-nos e alertou-nos para a possibilidade de desenvolver um projecto de turma, relacionado com a higiene oral.
Com a realização deste projecto, o nosso principal objectivo consistiu em incutir nos alunos desta turma, hábitos diários de higiene oral, tais como:
- Lavar os dentes duas a três vezes por dia;
- Consultar regularmente o dentista;
- Utilizar fio-dental.
Pretendemos igualmente, que os alunos ficassem a conhecer um pouco melhor a sua boca e as doenças que poderão advir da falta de higiene oral.
Procurámos também sensibilizar as outras turmas, para a importância deste tema, partindo dos nossos alunos.
Uma actividade realizada com a turma consistiu na construção de uma boca em ponto grande, recorrendo à reutilização de materiais.





Outra actividade que foi posta em prática foi a organização e construção de uma dramatização. A mesma, teve como objectivo sintetizar os conteúdos trabalhados com os alunos de uma forma divertida.
A turma foi dividida em dois grupos de trabalho distintos, tendo cada um deles uma função. Um grupo foi responsável pela realização da dramatização, e o outro pelo guarda-roupa e cenário."








A dramatização será apresentada às restantes turmas da escola, no dia 22 de Junho.

Nenhum comentário: