sexta-feira, fevereiro 29, 2008

SEMANA DA LEITURA 2008
ORGANIZAÇÃO:
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FARO E RBE(FARO)





SEMANA DA LEITURA
BIBLIOTECA DOS CURIOSOS
3/7 MARÇO

BAÚ DE HISTÓRIAS (6 Março)
No âmbito do projecto Baú de Histórias a turma 4ºA da professora Judite Martins irá desenvolver trabalhos de exploração das obras do escritor José Fanha e preparar o seu encontro com o mesmo, no dia 6 de Março, na Biblioteca Municipal de Faro.
As restantes turmas, também poderão se acharem pertinente, apresentar trabalhos sobre este escritor, uma vez que participaram nas sessões de actividades da BE sobre as obras do mesmo.

GRAVAÇÃO CD PALAVRAS COM SOTAQUE (5 Março)
Na sequência das actividades realizadas com todas as turmas sobre as obras do escritor José Fanha, alguns alunos da escola cuja língua materna não é o português irão ler textos deste autor, que serão gravados e compilados num CD que será oferecido ao escritor e divulgado pelas turmas.

CAMPEONATO DE LEITURA (7 Março)
Durante a semana, cada turma (3º/4º) seleccionará os 2 representantes que no dia 7 de Março, irão à Biblioteca dos Curiosos para o Campeonato de Leitura.
Provas do Campeonato:
Leitura Expressiva
Aos alunos será entregue um pequeno texto que eles poderão estudar e treinar durante 10min. Ao fim desse tempo deverão realizar uma leitura sem erros, expressiva, respeitando a pontuação, a intenção do texto…
Corrida Sem Erros
Será entregue aos alunos um texto que eles não conheçam. Os alunos devem ler o texto em voz alta sem se enganar. Será cronometrado o tempo de leitura.
(A Biblioteca dos Curiosos oferece um livro ao aluno vencedor.)

LETRAS PARTILHADAS (de 3 a 7 de Março)
Pretende-se que as turmas partilhem entre si momentos de leitura.
Cada turma escolhe uma ou mais turmas com as quais realizará, durante a semana, um intercâmbio de leitura.
As turmas poderão reunir-se em uma das salas ou receberem as visitas programadas de um ou vários alunos da turma parceira que irá ler textos (contos, notícias, trabalhos de pesquisa, poesia) previamente seleccionados e ensaiados.

EXPOSIÇÃO SAÚDE EM PALAVRAS (de 3 a 7 de Março)
Durante a semana, os trabalhos participantes no concurso literário regional Saúde em Palavras, irão estar em exposição. Os alunos poderão votar no trabalho que mais gostarem.

(A Biblioteca dos Curiosos irá oferecer um livro ao trabalho mais votado.)

Nenhum comentário: