terça-feira, março 25, 2008

SAÚDE ORAL

A turma 4º B desenvolveu várias pesquisas sobre a higiene oral.
Dessas actividades resultaram trabalhos muito interessantes:

"A placa bacteriana é uma película aderente e transparente, constituída por bactérias e açúcares, que se forma nos dentes. É a principal causa de cáries e doenças das gengivas, mas o seu crescimento pode ser controlado com uma boa higiene oral.
Uma alimentação equilibrada e sem excesso de açúcar é fundamental para a saúde oral. Os alimentos açucarados, as guloseimas, os refrigerantes, principalmente entre as refeições, devem ser evitados.
Os dentes devem ser cuidadosamente escovados, pelo menos duas vezes ao dia. Para limpar correctamente os dentes é fundamental usar uma boa escova. Esta deve ser macia, adequada ao tamanho da boca e substituída quando os filamentos se apresentem gastos. O fio dentário é também fundamental na higiene oral, permitindo remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes, após a escovagem.
O flúor é importante na prevenção da cárie dentária. Os dentífricos são, presentemente, a forma mais eficaz de aplicar flúor.
As visitas de rotina ao dentista, contribuem para o despiste das doenças orais e para a criação de hábitos de saúde que levem à eliminação das doenças orais."

4ºB

Nenhum comentário: