domingo, fevereiro 17, 2013

Semana da Matemática


Como esta semana é dedicada à matemática aqui ficam algumas adivinhas!

Corre até à biblioteca e deixa a resposta num papelinho com o teu nome!

1

Desde que conheço
o primo quadrado,
que com ele meço,
tamanho e beleza.

Para o deixar irado
e sem qualquer defesa,
cresci, cresci, cresci,
cresci mais dum lado.

2

Tenho três biquinho,
três biquinhos de chapéu,
tão alto que roçam o céu
e a cabeça de três palhacinhos.

Biquinhos tenho um, dois, três
a contar de qualquer lado.
Posso ser fatia de quadrado
e o retângulo em dois me fez.

Tenho vários ângulos também,
e ângulo reto e os ângulos errados,
e conforme a diferença dos lados
tenho nomes como ninguém.

3

Sei que sou
igualzinho à lua,
sou o mais bonito
lá da minha rua.

Sei que sou
igualzinho à roda,
giro e danço
qualquer moda.

Sei que sou
igualzinho ao anel,
vivo no dedo
pra me dizer fiel.

Sei que sou
igualzinho à argola,
ato aves e sonhos
a qualquer gaiola.

Nenhum comentário: