quarta-feira, junho 11, 2008

POEMA
LEILÃO DE PRIMAVERA
A partir do poema “ Leilão de Jardim”
da autora Cecília Meireles,
os alunos 4ºB
tentaram reescrever o poema
construindo os seus próprios versos.


LEILÃO DE PRIMAVERA
Quem me compra ninhos,
ninhos para passarinhos? (Érica)
Ninhos com ovinhos
cheios de passarinhos? (Leandro)
Vasos, pás
e um passarinho lilás? (Tiago)
Uma borboleta a voar
e flores que perfumam o ar? (João Tiago)
Quem me compra estas flores às cores
e borboletas multicores? (Yulina)
Quem me compra um ramo de flores
cheio de cores? (Fábio)
Flores cheirosas e perfumadas
para oferecer às namoradas? (Rayra)
Uma rosa do meu roseiral
nascida no meu quintal? (Ana)
E estas papoilas vermelhas
como as minhas orelhas? (Carlos)
Quem me compra flores a bailar
e brisas transparentes do meu lar? (Elena)
E este campo verdinho e florido,
da cor do meu vestido, (João Marcelo)
com gado a pastar
e a comer um bom jantar? (Loghin)
Quem me compra árvores de folhas verdinhas
que são tão bonitinhas? (Catarina)
E estas árvores de fruto, com frutos
cheirosos e saborosos? (João Filipe)
Quem me compra estes arvoredos
que guardam tesouros com segredos? (Luiz)
E estas formigas
que moram nas urtigas? (António)
E um caracol
com os corninhos ao Sol? (António)
Quem me compra uma colmeia cheia de abelhas
e favos de mel feitos pelas obreiras? (Neuza)
E um par de andorinhas
brancas e pretinhas? (Gonçalo)
E esta multidão
que também tem um anão? (Pedro)
Quem me compra esta menina formosa
que parece uma rosa? (Diogo)
E este chapéu
Tão azul como o céu? (Inês)
E esta Primavera verdejante e florida
que parece que está adormecida? (Beatriz)

4ºB

Nenhum comentário: